Sistema Urbano PDM 2020

Sistema de Circulação e Transportes
O sistema de circulação e transportes compreende os diferentes modos e meios de transporte e comunicação, bem como os elementos de conexão e correspondência entre eles, facilitando a relação entre os setores urbanos, entre a cidade, a sua área metropolitana e outros pontos do espaço nacional e internacional, numa perspetiva multimodal.

Sistema de Circulação e Transportes

Os seus princípios orientadores são os seguintes:

• Os sistemas de mobilidade e transportes têm como objetivo geral a organização de uma rede eficiente de deslocação de pessoas e mercadorias, assente numa oferta multimodal;
  • A estrutura viária define caraterísticas e a organização dos canais de circulação viária para o funcionamento adequado dos diversos modos de transporte;
  • Os novos arruamentos que não estão propostos no plano devem articular-se com a rede existente ligando, pelo menos, dois pontos desta;
  • O plano visa incentivar o estacionamento de residentes fora dos espaços-canal, a eliminação de estacionamento de emprego e do estacionamento rotativo no espaço público.
Veja os restantes Sistemas Urbanos

image@3x.jpg

Sistema Ambiental
Proteção e valorização ambiental dos espaços urbanos, mitigação dos riscos naturais e regulação do ambiente sonoro.

Sistema Patrimonial

Bens culturais imóveis de interesse arquitetónico, urbanístico, arqueológico e natural.

Sistema de Infraestruturas

Elementos urbanos de suporte ao funcionamento da vida urbana com um papel fundamental na organização do território.

Sistema de Equipamentos de Utilização Coletiva

Rede de equipamentos que contribuem para a qualidade de vida, dinamismo da economia urbana e vitalidade das áreas que servem.

Qualificação do Solo

Sistema de Qualificação do Solo
Zonamento do território segundo critérios operativos e funcionais.