Objetivo PDM 2020

Garantir a qualidade ambiental, promovendo um modelo de desenvolvimento urbano sustentável

O futuro PDM aposta no reforço da dotação de espaços verdes de uso público, bem como na utilização mais eficiente do solo. O impacto destas medidas, no que respeita à redução das necessidades de deslocação, à poupança energética e ao uso mais eficiente de infraestruturas, serviços e equipamentos, consubstancia a forte relação entre regulação do uso do solo e a sustentabilidade ambiental.

porto04@3x.jpg

Linhas de atuação:

• Reforço da quantidade e qualidade dos espaços verdes, promovendo a biodiversidade e a permeabilidade dos solos;
  • Reforço e redesenho da arborização linear enquanto fator de difusão da biodiversidade, de conectividade entre as diferentes componentes da estrutura ecológica municipal, de resgate de dióxido de carbono e de minimização das ilhas de calor;
  • Identificação, prevenção e adaptação aos riscos urbanos, nomeadamente através da proteção e valorização dos espaços naturais e do sistema húmido, de forma a proporcionar uma maior capacidade de adaptação face às alterações climáticas;
  • Promoção da economia circular, assegurando uma maior eficiência na utilização dos diferentes recursos naturais e promovendo a redução e valorização dos resíduos sólidos urbanos, bem como a reutilização das águas residuais;
  • Recurso crescente a tecnologias inovadoras no domínio da prevenção e monitorização da qualidade do ar e do ruído tendo em vista a melhoria do ambiente urbano;
  • Utilização mais eficiente do solo através da colmatação de "vazios" urbanos, da densificação de áreas servidas por transporte coletivo e da reconversão de espaços devolutos;
  • Promoção do uso racional da energia, contribuindo para a neutralidade carbónica.
Veja os restantes Objetivos

image_porto01@3x.jpg

Promover a qualidade de vida e de bem-estar da população, reforçando a atratividade residencial e criando as condições para a recuperação demográfica da Cidade

porto02@3x.jpg