Objetivo PDM 2020

Melhorar a acessibilidade interna e externa, criando novas condições para a intermodalidade e a utilização dos modos de transporte “suave”

O futuro PDM propõe uma atuação determinada quer ao nível da melhoria da oferta de transportes coletivos, quer na criação de condições favoráveis à expansão das deslocações a pé e em outros modos ativos, bem como numa utilização do espaço público que permita a redução da área afeta às funções de suporte da mobilidade automóvel.

image_bike@3x.jpg

Linhas de atuação:

• Reforço da articulação intermodal, de modo a assegurar uma repartição mais equilibrada da utilização dos diversos meios de transporte;
  • Reforço da oferta, eficiência e qualidade de serviço dos transportes públicos, promovendo uma maior frequência, velocidade de circulação e conforto;
  • Melhoria das condições para o uso de modos suaves, nomeadamente as condições de conforto e de segurança das deslocações pedonais, atendendo às necessidades da população idosa, dos cidadãos com necessidades especiais e das crianças;
  • Eliminação dos efeitos de barreira gerados pelas principais vias coletoras de tráfego rodo e ferroviário, pelos desníveis topográficos e pela descontinuidade de diversas malhas viárias;
  • Descongestionamento das zonas mais condicionadas pela excessiva pressão do tráfego rodoviário, pela morfologia da rede viária e pela desadequada ocupação da via pública;
  • Gestão do estacionamento no sentido da progressiva diminuição da ocupação da via pública e da criação de parques dissuasores junto aos interfaces de transportes coletivos e de parques para residentes.
Veja os restantes Objetivos

image_porto01@3x.jpg

Promover a qualidade de vida e de bem-estar da população, reforçando a atratividade residencial e criando as condições para a recuperação demográfica da Cidade

porto02@3x.jpg