Objetivo PDM 2020

Preservar a identidade cultural, urbanística e arquitetónica do Porto, qualificando os seus tecidos urbanos e valorizando os recursos materiais e simbólicos

A identidade do Porto é o resultado da interação dinâmica de múltiplas dimensões, desde o património arquitetónico e urbanístico à diversidade social e cultural dos seus habitantes. O PDM pretende a promoção de um maior equilíbrio no desenvolvimento urbano da cidade, propondo o reforço e a criação de outras centralidades e polos de atração para lá do centro histórico tradicional, aliviando-o progressivamente da pressão urbanística de que tem sido objeto com o rápido desenvolvimento dos últimos anos.

porto02@3x.jpg

Linhas de atuação:

• Preservação e valorização do património cultural, tangível e intangível, arquitetónico e urbanístico, afirmando a história e a cultura da Cidade;
  • Desconcentração da atividade turística, salvaguardando o caráter identitário das zonas submetidas a uma maior pressão no sentido da monofuncionalidade;
  • Reforço das infraestruturas de produção e difusão cultural, de modo a responder às exigências de públicos cada vez mais diversificados e ao desafio da competitividade territorial;
  • Promoção da diversidade social que caracteriza e valoriza o tecido urbano da cidade;
  • Promoção de padrões de qualidade elevada nas intervenções de reabilitação urbana.
Veja os restantes Objetivos

image_porto01@3x.jpg

Promover a qualidade de vida e de bem-estar da população, reforçando a atratividade residencial e criando as condições para a recuperação demográfica da Cidade

porto04@3x.jpg