Grande Opção PDM 2020

Ambiente e Qualidade de Vida

O Plano Diretor Municipal apresenta como maior novidade uma nova abordagem às questões da sustentabilidade e da qualidade do ambiente urbano, tendo em vista a qualidade de vida dos cidadãos e a resiliência e adaptação do território aos desafios das alterações climáticas.

Esta componente do plano contempla:

• A definição do sistema ambiental tendo em consideração os riscos naturais existentes, as estruturas “verde” e “azul” do território e o zonamento acústico;
  • A valorização da estrutura ecológica municipal como elemento fundamental do território, definida tendo em consideração as áreas verdes de acesso público, as áreas verdes com elevado valor ecológico, os corredores verdes ao longo das linhas de água existentes, as zonas de aluvião e a rede de conexão ecológica prevendo corredores verdes arborizados ao longo dos principais espaços-canal da Cidade;
  • A densificação da estrutura verde da cidade, incluindo:
    • A duplicação da área verde de acesso público através da criação, ampliação ou requalificação de parques e jardins públicos;
    • A definição do sistema verde incluindo espaços associados a urbanizações, de propriedade pública ou privada, de acesso público;
    • A arborização dos arruamentos estruturantes da cidade;
    • A criação de incentivos com redução de taxas nas operações que procedam à desocupação do interior dos quarteirões, tornando-os espaços verdes permeáveis;
    • A criação de incentivos com redução de taxas para operações que promovam a utilização pública de espaços privados na área central da cidade.
    • A criação de um sistema de incentivos que discrimina positivamente as operações que contribuem para a política ambiental do município.